Doação de livros amplia acervo da Biblioteca Itinerante que vai ajudar carentes
Incentivar a leitura e democratizar o acesso ao conhecimento, levando a boa literatura para fora do ambiente escolar, em visitas a instituições como creches, asilos, hospitais, praias e até outras escolas que não tem biblioteca. Este é o objetivo do projeto Biblioteca Itinerante, do Colégio Vitória, em Ilhéus, que já está mobilizando toda a comunidade escolar através da doação de livros para ampliar o acervo da Biblioteca Horizontina Conceição, que funciona na sede da instituição.
“Os alunos do ensino Fundamental e do Médio participam doando romances, contos, poesias. Mas professores, funcionários, membros da comunidade local e pessoas de outras localidades podem colaborar trazendo títulos para nosso acervo”, explica a professora Ângela Márcia Damasceno, mestre em Literatura e coordenadora do projeto. O resultado das doações será revertido em benefício da comunidade, através da ação itinerante.
A ideia será colocada em prática durante todo este ano e faz parte da vertente social de outro projeto maior, “A vida é a arte do encontro”, iniciado desde a primeira semana de aulas para marcar o centenário de nascimento de Vinícius de Moraes. Além de estimular a leitura da extensa obra do diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor, o objetivo do projeto é trabalhar a formação do jovem relembrando um dos maiores ícones da Literatura Brasileira.
Como destaca a professora Maria da Glória Azevedo Moreno de Souza, vice-diretora da instituição, cerca de 800 alunos dos cursos Infantil, Fundamental I e II e Médio estarão envolvidos com o projeto, trabalhando com elementos que lembrem a vida e a obra do poeta. Entre as ações, há contação de histórias infantis, poemas e músicas de autoria do ‘poetinha’, dramatização e trabalhos com crônicas, saraus literários e o estudo da influência da Bossa Nova na cultura nacional.